1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tudo o que Você Precisa Saber sobre o ENEM 2018!

Se você quer fazer uma faculdade em uma instituição de alto nível, o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio – é o primeiro passo para seguir este caminho. Aqueles que desejam ter uma carreira de sucesso, exercendo a função que gostam, não podem deixar de fazer esta prova, que pode abrir diversas portas para uma vida profissional bem sucedida.

O ENEM foi criado em 1998, com a função primária de avaliar o ensino médio nas escolas brasileiras. No entanto, já fazem alguns anos que as provas servem para um outro propósito – criar uma maneira de acesso às universidades federais e particulares em todo o Brasil. Quem vai prestar a prova em 2018 – ano em que o exame completa 20 anos – já deve começar a se preparar e ficar atento aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Tudo o que Você Precisa Saber sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Tudo o que Você Precisa Saber sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Apesar do número de inscritos ter sofrido uma pequena baixa em 2017 em relação ao ano anterior, a prova ainda conta com muitos estudantes fazendo as provas, tornando a concorrência por curso bastante alta. Por isso, é muito importante que o candidato chegue no dia de exame bem preparado, com todo o conteúdo estudado.

Cronograma, Datas e Calendário ENEM 2018

O Ministério da Educação e o Inep já divulgaram as datas para a edição deste ano da prova, que foram liberadas junto com a consulta do último exame, de 2017.

O Exame Nacional de Ensino Médio vai acontecer, em 2018, nos dias 4 e 11 de novembro. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, mudança que entrou em vigor na edição de 2017 – quando foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro -, devido ao grande número de candidatos sabatistas e que trabalhavam de sábado, e só poderiam fazer as questões do primeiro caderno após o pôr do sol.

O Inep e o MEC também anunciaram que o edital oficial – com as demais datas específicas, matérias e regulamento – será divulgado no dia 21 de março, enquanto as inscrições terão início no dia 7 de maio, se prolongando até o dia 18 do mesmo mês. Fique atento com estas datas e não perca a prova por bobeira.

Além disso, o candidato também deve prestar a atenção na data limite para se fazer o pagamento da taxa de inscrição, que geralmente se encerra em até uma semana após o fechamento do período programado para se inscrever. Sem o pagamento deste boleto, a inscrição no ENEM não é concluída e, assim, não é possível fazer as provas.

Como Obter a Isenção do ENEM 2018

Uma outra regra que entra em vigência neste ano, é a obrigatoriedade da apresentação de uma justificativa de falta para aqueles que conseguiram o direito de isenção no ano passado e não compareceram a prova. Portanto, se você obteve a isenção de taxa no ano passado e não pôde comparecer, deve justificar a sua ausência para conseguir o benefício novamente.

Assim, os ausentes do ano passado, para requererem a isenção neste ano, devem comprovar o motivo de sua ausência com uma justificativa. Em 2018, a solicitação passa a ser realizada antes da inscrição. O período para pedir a isenção é entre os dias 2 e 11 de abril, através do site do Inep. Depois disso, a inscrição deve ser feita normalmente.

Tudo o que Você Precisa Saber sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Tudo o que Você Precisa Saber sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Inscrições ENEM 2018

Para se inscrever no 3, primeiramente você deve aguardar até o período específico para isso, que este ano acontece em maio. As inscrições acontecem através do site do Inep, e lá você deve fazer login com o seu CPF e preencher a ficha com os seus dados. Lembrando que o edital com as informações completas do exame sai no dia 21 de março.

Fique atento com os prazos e aproveite os meses até novembro para se preparar para a prova. Boa sorte.