1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Técnico em Mecânica Sisutec – Inscrições, Vagas e Documentos

Um dos períodos mais delicados da vida de uma pessoa é o término da escola. Os amigos tomam cada um um caminho diferente, dinheiro passa a ser importante e se em que fazer a escolha de uma carreira. Para aqueles que ainda estão pensando no que fazer quando o ensino médio está chegando ao fim, cursar o ensino técnico profissionalizante pode ser uma boa alternativa.

O mercado de trabalho pede por profissionais qualificado em funções específicas da economia, como o comércio, a indústria, comunicação e saúde. Por isso, um curso técnico pode lhe oferecer esta formação e abrir as portas de seu primeiro emprego e o início de uma carreira de sucesso e de conquistas.

Pensando em solucionar este déficit do mercado de trabalho por profissionais técnicos, e dar oportunidade de formação profissionalizante a milhares de jovens brasileiros, o governo federal e o Ministério da Educação (MEC) criaram o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – mais conhecido como Sisutec.

Este programa vem desde 2013 democratizando a educação do Brasil, gerando qualificação e, consequentemente, a geração e captação de empregos por todos os estados do nosso país. No primeiro semestre de 2018, serão mais de 240 mil bolsas de estudo em diversas instituições. Os cursos que você pode escolher são vários, e entre as opções nós encontramos o Técnico em Mecânica, que é um dos mais procurados pelo Sisutec.

Acesse e saiba mais informações: Pronatec 2018 SENAI. Inscrições, Cursos e Vagas

O que faz e quanto ganha o Técnico em Mecânica?

Antes de sabermos melhor como funciona o Sisutec, vamos saber um pouco mais do que faz, quanto ganha e onde trabalha o Técnico em Mecânica e seu curso.

Este profissional é o responsável por estar incluído nos processos de elaboração de projetos como os de produtos, máquinas, ferramentas e equipamentos, fazendo o seu planejamento de construção, controlando e instalando-os e fazendo a manutenção necessárias destes objetos com os quais o Técnico em Mecânica irá estar trabalhando. Além disso, este profissional deve estar atento às normas de segurança do trabalho durante seu trabalho.

Técnico em Mecânica

Técnico em Mecânica. Imagem:divulgação

Durante o curso de Técnico em Mecânica, o aluno vai assistir aulas de Fundamentos da Matemática, Materiais metálicos, Medição, Desenho, Contagem Ferro Fundido, Processos de Usinagem, Fundamentos da Hidráulica, Preservação Ambiental, Elementos de Comando, entre outras matérias.

O Técnico em Mecânica é um dos cursos que formam profissionais mais bem pagos entre os cargos de nível técnico. A média salarial desta categoria é de R$ 2879, mas em empresas maiores e com mais tempo de trabalho, a remuneração pode chegar a até R$ 5000. O campo de trabalho do técnico mecânico se concentra basicamente no setor industrial, com a manutenção e manuseio de maquinário.

Sisutec 2018 – Como funciona o programa?

O Sisutec funciona através do financiamento de bolsas de estudo aos alunos de todo o Brasil, em instituições grandes e reconhecidas pelo MEC. Ele foi criado em inspiração do Sisu e, assim como ele, funciona como uma das ferramentas no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), utilizando as notas da prova como critério de avaliação e de ranqueamento dos candidatos.

Assim, não é possível se inscrever no Sisutec 2018, caso o aluno não tenha feito o Enem em 2017, tirando nota igual ou maior que 450 e não tendo zerado na prova de redação.

Acesse e saiba mais informações: Programa Jovem Aprendiz 2018. Vagas, Cursos e Inscrições

Sisutec 2018 – Como se inscrever e quais documentos necessários?

Quem deseja se inscrever no Sisutec deve acessar o site do programa e fazer login usando o número e a senha que foram cadastrados no site do Inep, durante a inscrição para o Enem.

Para se inscrever, não é necessário apresentar nenhum documento. No entanto, para fazer a matrícula serão necessárias as apresentações de RG, CPF, comprovante de residência e de cadastro no Sisutec.