1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Técnico em Eletrotécnica Sisutec – Inscrições, Vagas e Documentos

O ensino médio é um período de transição na vida das pessoas, onde se começa a ter a responsabilidade de fazer as próprias escolhas para se começar a vida adulta. Muitos terminam a escola e acabam sem fazer nada, ficando na mira do desemprego e perdendo tempo em que poderiam estar estudando, já que trabalhar muitas vezes não é uma opção.

Para estes jovens, cursar um curso técnico pode ser uma boa alternativa à graduação, adquirindo conhecimento especializado.

Técnico em Eletrotécnica Sisutec

O mercado de trabalho, atualmente, procura incessantemente por profissionais técnicos especializados que saibam exercer atividades específicas dentro de diversos campos de serviço, como a tecnologia, comércio, saúde, indústria e etc.

Pensando em solucionar este déficit das empresas e dar um caminho mais fácil para os jovens que buscam uma profissão, o governo federal fundou o Sisutec – o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – que funciona como um braço do Sisu.

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica. Imagem:divulgação

O programa vem desde 2013 democratizando a educação brasileira, dando oportunidades a jovens de todas as regiões do Brasil de se especializarem para conquistarem o seu primeiro emprego e ingressarem no mercado de trabalho com um emprego firme e remuneração decente.

O Sisutec dá preferência a jovens que estudam ou estudaram o ensino médio em escolas públicas, para tornar a educação ainda mais acessível. Entre as oportunidades oferecidas, o Técnico em Eletrotécnica é uma das funções da área de tecnologia que são mais procuradas através do Sisutec. Confira a seguir como participar do programa e como é a carreira e o salário desta profissão.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2018 Fortaleza, CE

O que faz e quanto ganha o Técnico em Eletrotécnica?

O Técnico em Eletrotécnica é o profissional responsável pela instalação, manutenção e operação de sistemas de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica, estando envolvido na projeção destes mecanismos e também na instalação destas estruturas. Este cargo trabalha basicamente com infraestrutura elétrica, mas também pode atuar com sistemas que envolvam a distribuição de iluminação e sinal de telecomunicações e internet.

O Técnico em Eletrotécnico pode, então, encontrar empregos em indústrias de energia, companhias elétricas, indústrias metalúrgicas, trabalhar com assistência técnica, companhias de telecomunicação, empresas de geração e distribuição de energia, além de poder fazer serviços em empresas de construção.

sisutec

sisutec. Image:divuglação

Durante o curso, futuro Eletrotécnico vai ter aulas de Desenho Técnico, Instalações Elétricas Prediais, Eletrônica Aplicada, Português Instrumental, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo, Eletrônica Básica, Informática, Matemática Aplicada, Física Aplicada, e outras matérias.

O motivo do curso Técnico em Eletrotécnica ser um dos mais procurados no Sisutec é a remuneração desta profissão. O salário médio deste profissional é de R$ 2700, podendo a ganhar até R$ 4200 em empresas de grande porte.

Como funciona o Sisutec 2018?

O Sisutec funciona de maneira muito parecida com o Sisu, seu irmão, trabalhando através de um sistema que une diversas instituições parceira e reconhecidas pelo MEC, onde serão oferecidas as bolsas de estudo. O programa funciona com o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), utilizando suas notas para a classificação dos candidatos nas listas de chamada.

Entre as instituições que você poderá ingressar, estão escolas técnicas públicas e privadas, institutos vinculados a universidades federais e as escolas do sistema S, como o Senai e o Senac.

Acesse e saiba mais informações: Pronatec 2018 SENAI. Inscrições, Cursos e Vagas

Inscrições e Documentos Sisutec 2018

Para se inscrever no Sisutec, você deve ter feito a prova do último Enem. Assim, acesse o site do programa e faça login usando a senha e o número de inscrição da prova. Após isso, selecione os cursos desejados. Para a matrícula, o aluno deve estar carregando o seu RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar do ensino médio e o comprovante de inscrição do Sisutec.