1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Técnico em Eletromecânica Sisutec – Inscrições, Vagas e Documentos

Todos os anos, milhares de jovens se formam no ensino médio e – sem ter uma qualificação e sem dinheiro para cursar o ensino superior – acabam caindo no desemprego. Pensando nisso, o governo federal e o Ministério da Educação (MEC), criaram o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos, mais conhecido como Sisutec.

Uma outra motivação do programa é a carência do mercado de trabalho por profissionais técnicos especializados, que deixam as empresas com milhares de vagas abertas para estes cargos e sem que hajam grandes contratações, acabam ficando sem este tipo de funcionário.

Técnico em Eletromecânica

Técnico em Eletromecânica. Imagem:divulgação

Somando estas duas razões, o Sisutec é um programa que vem tanto dando o primeiro emprego e abrindo as portas do mercado para os jovens, quanto resolvendo este déficit por profissionais – se fazendo uma das principais iniciativas do governo para a educação e para a economia brasileira.

O Sisutec foi criado em 2013, e desde então vem levando educação para todos os estados do Brasil, democratizando o ensino através das suas bolsas de estudo integrais em parceria com as instituições reconhecidas pelo MEC. Somente no começo de 2018 são mais de 240 mil vagas em cursos de todos os campos de atuação – desde a indústria até o comércio.

Entre os cursos, o Técnico em Eletromecânica é uma das alternativas que vem mais sendo procuradas pelos candidatos. Leia a seguir como participar do Sisutec 2018 e tudo sobre esta carreira.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Agropecuária Sisutec – Inscrições, Vagas e Documentos

Técnico em Eletromecânica Sisutec – Carreira, Mercado e Salário

Antes de sabermos do que precisamos para participar no Sisutec 2018, vamos conhecer um pouco melhor o que faz, onde trabalha e qual é a remuneração de um Técnico em Eletromecânica. O Técnico em Eletromecânica é o profissional que atua na projeção e execução de plantas elétricas e mecânicas de equipamentos industriais, estando atento às normas e especificações técnicas e de segurança do trabalho.

Ele trabalha, geralmente, na manutenção de máquinas na indústria, sendo necessário na integração das áreas de instrumentos e no controle dos processos que acontecem nas diversas indústrias. Além disso, este cargo também é responsável pelo planejamento e execução da manutenção técnica e mecânica de equipamentos industriais.

Técnico em Eletromecânica

Técnico em Eletromecânica. Imagem:divuglação

O mercado de trabalho para o Técnico em Eletromecânica se consiste basicamente na indústria, podendo trabalhar em empresas de energia elétrica, indústrias eletromecânicas, de materiais elétricos, metalurgia, montadoras, companhias alimentícias, empreiteiras de coleta de petróleo e gás. Porém, este profissional também pode atuar em laboratórios de controle de qualidade, empresas de refrigeração, pesquisa e serviços autônomos.

Durante este curso técnico, o aluno vai aprender matérias dentro dos módulos de Fundamentos da Eletrônica, Fundamentos Mecânicos, Informática, Montagem de Sistemas de Controle e Acionamentos Eletromecânicos, Montagem de Sistemas Elétricos, entre outras especificações.

A remuneração desta categoria pode variar de acordo com a empresa em que se trabalha, mas é um dos cursos mais procurados devido aos salários altos – tendo remuneração média de R$ 2500, podendo chegar a ganhar até R$ 4000, dependendo da companhia.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Computação Gráfica Sisutec – Inscrições, Vagas e Documento

Sisutec 2018 como participar do programa

O Sisutec funciona da mesma maneira que o Sisu, fazendo uso das notas do Enem para a classificação de seus candidatos nas listas de chamada das instituições. Portanto, só pode se inscrever no Sisutec 2018 quem fez a prova do Enem 2017, e que tirou mais que 450 na pontuação geral e não zerou na prova de redação.

Sisutec 2018 Inscrições e Documentos

Para se inscrever no Sisutec, acesse o site oficial do programa e efetue o acesso usando a senha e o seu número que foi cadastrado para o Enem, através do site do Inep. Selecione as opções de cursos e monitore a sua posição nas listas de chamada. Caso seja convocado, o aluno deverá estar portando o RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, e comprovante de inscrição no Sisutec.