1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prouni MS – Inscrições, Cursos e Vagas

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% a 100% das mensalidades dos cursos. Universidades e faculdades reconhecidas pela sua excelência participam do Prouni. Em Mato Grosso do Sul (MS), foram mais de 2 mil bolsas ofertadas em diferentes faculdades particulares do estado.

No momento, o programa  está com inscrições abertas para a etapa de bolsas remanescentes. As inscrições começam hoje (31), para realizar a sua basta acessar o site oficial do Prouni.

Faculdades participantes do Prouni Mato Grosso do Sul (MS)

Entre as faculdades privadas que aceitam o Prouni em Mato Grosso do Sul estão a Universidade Anhanguera (Uniderp) e a Universidade Católica Dom Bosco. Os candidatos interessados podem procurar as entidades de ensino superior que ofertam vagas pelo programa no site do Prouni.

prouni-ms

Prouni MS – Inscrições, cursos e vagas. Imagem:divulgação

Para realizar a consulta, o estudante deve entrar no link oficial, acessar a opção “Consulta de vagas”, depois “Procurar por Instituição” e então digitar o nome da faculdade ou universidade. A pesquisa também pode ser feita por nome do município ou nome do curso desejado.

Quem pode solicitar a bolsa do Prouni

O candidato que deseja ter as bolsas precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral.

prouni-ms-inscricoes-cursos-e-vagas

Prouni MS – Inscrições, cursos e vagas. Imagem:divulgação

Além disso, a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva e uma nota maior que zero na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz SENAC 2016, 2017

Notas de corte do Prouni

O Prouni adota notas mínimas, a chamada nota de corte, para a inscrição e o candidato deve ficar atento a isso. Além disso, o programa escolhe os candidatos melhores classificadas em cada curso, de acordo com a nota de corte.

bolsas-prouni

Prouni MS – Inscrições, cursos e vagas. Imagem:divulgação

Essa é calculada durante o período de inscrição e leva em conta o número de vagas disponibilizadas e o total de estudantes inscritos no curso. Ela é informada a partir do segundo dia de inscrição e serve como referência para os candidatos.

Como fazer a inscrição para o Prouni

A inscrição para o Prouni 2017 deve ser feita pelo portal do MEC, no link http://siteprouni.mec.gov.br/, com o número da inscrição e senha do Enem. Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas.

prouni-inscricoes

Prouni MS – Inscrições, cursos e vagas. Imagem:divulgação

Durante o processo, o aluno pode optar por mudar as opções e adequá-las a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A classificação do aluno depende da nota de corte do curso, ou seja, a nota mínima para ser selecionado no curso escolhido.

Acesse e saiba mais informações: SISU 2016 Inscrições

Datas do Prouni 2017

O Prouni ainda não divulgou o calendário para as inscrições do próximo ano, mas o período deve ser o mesmo de 2016, após a divulgação da nota do Exame do Ensino Médio (Enem). O programa realiza dois processos seletivos durante o ano, no início de cada semestre e em cada processo são feitas duas chamadas.

prouni-2017

Prouni MS – Inscrições, cursos e vagas. Imagem:divulgação

O programa ainda divulga o calendário para as vagas remanescentes que não foram ocupadas durante o processo normal de seleção. Existe ainda uma lista de espera para aqueles que não foram aprovados no processo

Vagas remanescentes do Prouni e inscrição

As vagas remanescentes ficam disponíveis no sistema do Prouni a partir do segundo semestre, após o período de inscrição do processo normal de seleção.

bolsas-remanescentes

Prouni MS – Inscrições, cursos e vagas. Imagem:divulgação

Podem concorrer a essas vagas, os estudantes que já fizeram a inscrição anteriormente em cursos que não fecharam turma, durante o processo normal de seleção do Prouni, do segundo semestre deste ano. Por isso, é importante acompanhar a divulgação dessas vagas no site do programa.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Fies 2017

Matrícula para as vagas do Prouni 2017

Caso consiga a bolsa, o candidato deve ir à instituição de ensino escolhida, onde apresentará os documentos comprobatórios das informações preenchidas no ato da inscrição no site do Prouni 2017.

Prouni MS - Inscrições, cursos e vagas

Prouni MS – Inscrições, cursos e vagas. Imagem:divulgação

Entre eles estão: Carteira de Identidade, Comprovante de residência do estudante e das pessoas da família, Comprovante de separação, divórcio dos pais (caso essa seja a situação), Comprovante de renda do estudante e dos membros da família (no caso os pais), comprovante de conclusão do ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.