1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prouni 2018 – Nota de Corte

O ProUni – Programa Universidade para Todos – foi criado em 2011 com o intuito de possibilitar a entrada de mais estudantes no ensino superior privado, através da oferta de bolsas de estudo integrais e parciais.

Dessa forma, estudantes de baixa renda possuem mais condições de arcar com as mensalidades de um curso de uma escola privada, tendo assim mais oportunidades de se qualificar, caso não consigam ingressar nas instituições públicas.

Nota de corte do Prouni 2018 (Imagem: Divulgação)

Para participar do programa é preciso preencher alguns requisitos e possuir uma nota de corte compatível com o curso escolhido. As notas de corte são divulgadas a partir do segundo dia de inscrições, mas mesmo antes do processo seletivo você já pode calcular a sua nota de corte e verificar em quais cursos possui chance.

Prouni 2018

O ProUni 2018 irá disponibilizar vagas para estudantes que desejam concorrer às bolsas integrais e parciais para ingressar no ensino superior privado. Ainda não há muitas informações sobre o processo seletivo, sabe-se apenas que suas inscrições serão abertas até o início de fevereiro, logo depois da divulgação das notas do ENEM 2017.

Para poder participar do processo seletivo os candidatos devem obrigatoriamente ter participado da última edição do ENEM e obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Para poder participar ainda é preciso ser estudante da rede pública de ensino ou da rede privada com bolsa integral. Ainda que exijam uma nota a partir de 450 pontos, cada curso possui uma nota de corte, que nada mais é do que a menor nota que o candidato pode ter para ficar entre os potencialmente selecionados. Essa nota é divulgada a partir do segundo dia de inscrição, sendo alterada até o último dia de acordo com as notas dos candidatos inscritos. Entretanto você não precisa esperar até o ano que vem para calcular sua nota de corte.

Nota de corte – Como calcular

A nota de corte do ProUni é a menor nota que um candidato pode ter para ser selecionado. Essa nota de corte varia de um curso para outro e também de acordo com a nota dos candidatos inscritos em cada curso. Geralmente os candidatos aguardam até o início do processo seletivo para descobrirem as notas de corte para o curso, mas devido a um simulador isso não é mais preciso.

Veja como calcular a a nota de corte do Prouni 2018 (Imagem: Divulgação)

Agora, tendo sua nota do ENEM em mãos, ou apenas uma média, você consegue saber em quais cursos entraria, com base em suas notas de corte. Esse simulador é disponibilizado pelo site Quero Bolsa.

Nota de corte

Para calcular a nota de corte e saber em quais cursos você entraria com sua média do ENEM, você deve escolher um curso pretendido que esteja na lista. Depois informe sua nota do ENEM (tudo indica que a mesma será liberada em meados de janeiro, mas até lá você pode ir inserindo uma média), em seguida escolher a cidade. Por fim, clique em “Consultar”.

Com base na nota informada, o sistema irá calcular as notas de corte para o curso selecionado em sua região, e verificar se você possui alguma chance. Caso prefira, não há necessidade de informar o nome do curso, apenas a cidade, assim poderá ver as opções de cursos com sua nota em sua região.

Nota de corte do Prouni 2018, veja as oportunidades (Imagem: Divulgação)

Prouni 2018 – Inscrições

As inscrições para o ProUni 2018 irão acontecer através do portal do programa na internet. Para se inscrever os candidatos devem informar o número de inscrição e a senha do ENEM, logo depois podem se inscrever em até duas opções de curso, procurando pelo nome da instituição, da cidade ou do próprio curso.