1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec RJ: como funciona, como se inscrever?

Veja como pronatec pode te ajudar em sua vida profissional se você mora no estado do Rio de Janeiro, clique e confira.

A crise econômica dificulta ainda mais o acesso ao mercado de trabalho, principalmente para quem não possui experiência, ou uma formação técnica. O Pronatec foi criado para diminuir esse problema, e ajudar quem está em busca do seu objetivo profissional. Aqui nesse artigo você vai conhecer esse sistema de ensino, como se inscrever e muito mais, acompanhe conosco.

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido popularmente como Pronatec, foi fundado em 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar o acesso aos cursos técnicos por pessoas que não possuem condições de pagar mensalidades. Até hoje mais de 10 milhões de pessoas já passaram pelo Pronatec, e esse número não para de crescer.

Quem pode se inscrever no Pronatec RJ?

O Pronatec é destinado para os estudantes com mais de 16 anos que ainda não concluíram o ensino médio, ou já concluíram, estudando em escolas públicas. Quem já trabalha, mas está desempregado, pode participar do programa e passar por uma reciclagem profissional.

Como fazer a inscrição no Pronatec RJ?

A inscrição no Pronatec é totalmente gratuita, e só podem ser realizadas presencialmente nas instituições parceiras. É necessário apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física), uma foto 3×4, comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, ou outra), e o certificado de histórico escolar. Quem tem menos de 18 anos deve ir acompanhado pelos responsáveis, e quem é maior precisa apresentar o título de eleitor e o certificado de reservista.

Cursos oferecidos no Pronatec RJ

O Pronatec oferece cursos em variadas áreas, as mais procuradas são: Técnico de Redes de Computadores; Técnico em Logística; Técnico em Informática para Internet; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Mecatrônica; Técnico em Automação Industrial; Técnico em Mecânica; Técnico em Edificações; Técnico em Modelagem do Vestuário; Técnico em Eletrotécnica. Algumas dessas áreas contam com poucos profissionais capacitados, então você pode aproveitar.

pronatec-rj-cursos

Pronatec RJ. Imagem:divulgação

Parceiras do Pronatec no RJ

O Pronatec possui algumas parceiras no RJ, as principais são o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além de outras instituições presentes em apenas alguns municípios da cidade. Quem participa do Pronatec pode ser contratado como jovem aprendiz por uma empresa, e é possível ser efetivado, caso seja um bom profissional.

Vagas do Pronatec no RJ

O Pronatec no RJ não apresenta um número exato de vagas, as oportunidades são listadas nos sites das instituições participantes, e costumam se encerrar rapidamente. Quem deseja uma vaga deve ficar atento, e fazer a inscrição rapidamente.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido úteis e que te ajudem a se inscrever no Pronatec e correr atrás dos seus sonhos

Até a próxima!

Tags: