1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS

O Sisutec é um dos programas de incentivo aos estudos do Governo Federal mais popular do país. Afinal, é através desse programa que muitas pessoas que são pertencentes a famílias de baixa renda podem ter acesso a faculdades e universidades públicas.

Se você já conhece e sabe como o Sisutec funciona já está por dentro de todos os pré-requisitos. Mas se você se encaixa na categoria de pessoas que estão conhecendo o programa, já te informamos que para participar é obrigatório preencher alguns pré-requisitos para se candidatar a uma das vagas.

Todos os anos, o Sisutec oferece centenas de vagas para que aquelas pessoas de baixa renda que não podem investir financeiramente em um curso do ensino superior.

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Ficou interessado e quer saber como aproveitar esta oportunidade? Basta continuar lendo este artigo, pois hoje vamos falar sobre as inscrições, cursos ofertados e vagas do Sisutec para os moradores do Rio Grande do Sul.

Inscrições do Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS

Para aqueles que estão conhecendo o programa agora uma das principais dúvidas sobre como funciona o Sisutec é referente às inscrições. Fique tranquilo que tudo o que você precisa saber sobre as inscrições do Sisutec está aqui.

As inscrições são feitas pela internet, diretamente no site do SISUTEC. O candidato para se inscrever no processo seletivo tem que ter participado da última edição do ENEM.

Você morador do Rio Grande do Sul que deseja se inscrever neste início de ano, deverá ter realizado a prova do ENEM de 2017. Para consultar a sua nota do ENEM, é preciso acessar o site oficial do exame munido do seu número e a senha do ENEM.

Outro requisito que os interessados em participar do Sisutec precisam preencher é ter uma familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Indicamos que você fique atento aos canais de comunicação do Ministério da Educação e do próprio Sisutec para saber em primeira mão quando inicia o período de inscrições.

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS – Vagas

As vagas ofertadas são todas gratuitas e por isso a renda dos candidatos não deve ser igual e/ou maior do que 1,5 salários mínimos. O candidato que cursou todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular mas com bolsa integral também terá preferência pela vaga.

O número de vagas ofertadas no processo seletivo  varia muito de uma entidade e de um ano para o outro. Você normalmente encontra no site das instituições o número de vagas de cada turma e assim já pode se preparar.

A esperança não deve ser abalada quando o nome do candidato não for selecionado na  matrícula, sendo assim as vagas não preenchidas são ofertadas novamente para aqueles candidatos que estão na lista de espera. O candidato deve acompanhar as novidades pelo portal da escola na qual se inscreveu.

Cada um tem um critério pré- estabelecido para disponibilizar as vagas remanescentes. O SISUTEC como os outros programas do governo federal  tem um sistema de cotas que é definido da seguinte forma:

  • 85% das vagas direcionadas a alunos que concluíram seus estudos do ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral.
  • 50% das vagas para alunos com renda familiar igual ou menor de um salário mínimo e meio por membro da família , obedecendo o critério de concluir seus estudos em escolas públicas e  particulares com bolsa.
Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS – Cursos

Como já falamos anteriormente, o SISUTEC é um programa que beneficia todas as regiões do Brasil. Por isso, aquelas pessoas que desejam participar do programa precisam olhar os cursos que são oferecidos exclusivamente na sua região.

Muitas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul estão participando do Sisutec, mas para saber quais são as participantes de cada ano é preciso aguardar o período de inscrições iniciar. Até o momento o Ministério da Educação ainda não divulgou nenhuma informação sobre o período de inscrições do primeiro semestre de 2018.

No ano de 2018 no Rio Grande do Sul os cursos com maior número de vagas oferecidos são: Técnico em Secretariado, Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho, Fruticultor, Apicultor, Cabeleireiro, Vendedor, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Administração, Contabilidade, Hospedagem, entre outros.

A lista de cursos varia de acordo com as entidades pode ser consultada diretamente no site oficial do programa.