1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Imprimir Boleto Enem 2018: 2ª Via de Boleto

Quando um candidato se inscreve para o ENEM, ele precisa confirmar sua participação através do pagamento de uma taxa de inscrição. Aqueles que efetuam a inscrição, mas não pagam a taxa até o prazo estipulado pelo MEC, perdem a oportunidade de realizar a prova.

A taxa de inscrição do ENEM aumentou muito nas últimas edições, levando muitos candidatos a expressarem sua indignação nas redes sociais. Com isso também aumentou o número de pessoas solicitando a isenção da taxa, mas para isso é preciso comprovar que você realmente não possui uma renda suficiente para pagá-la.

Caso você não tenha escapatória e realmente precise pagar a taxa de inscrição, poderá descobrir a seguir onde emitir o boleto e como pagá-lo.

Imprimir Boleto Enem 2018: 2ª Via de Boleto. (Imagem: Divulgação)

Imprimir Boleto Enem 2018: 2ª Via de Boleto. (Imagem: Divulgação)

Boleto Enem 2017

O boleto do ENEM também pode ser chamado de Guia de Arrecadação. No momento que o candidato finaliza sua inscrição na Página do Participante, ele pode escolher entre solicitar a isenção da taxa ou emitir a guia. Ao clicar na segunda opção, o candidato é redirecionado para outra página, onde há o boleto com o valor e o prazo para o pagamento (geralmente é até um dia após o término das inscrições).

Basta imprimir o boleto e pagá-lo nas casas lotéricas ou agências bancárias de sua cidade. Depois, lembre-se de retornar ao portal para verificar se sua participação foi confirmada.

Segunda Via Boleto Enem 2017

Caso você acabe perdendo o seu boleto ou por algum motivo esqueceu de imprimi-lo, poderá retornar à Página do Participante para emitir a segunda via. O procedimento é o mesmo mencionado anteriormente. Como você ainda não terá pago o boleto, ainda terá a opção de gerar a guia para pagamento.

Imprimir Boleto Enem 2018: 2ª Via de Boleto. (Imagem: Divulgação)

Imprimir Boleto Enem 2018: 2ª Via de Boleto. (Imagem: Divulgação)

Clique nela, veja se o valor e o prazo estão certos, e imprima o boleto. Você pode pagá-lo onde desejar, dentro do prazo limite estabelecido pelo programa.

Enem 2018 Passo a Passo

O ENEM 2018 irá disponibilizar o seu edital em meados de abril. Logo depois as inscrições serão abertas e todos os candidatos ficarão cientes dos dias da prova, do resultado, da liberação do gabarito e de demais detalhes.

Depois da inscrição e do pagamento da taxa, os candidatos deverão aguardar até meados de outubro para que possam acessar e imprimir o Cartão de Confirmação, onde encontrarão o local da prova e detalhes importantes. Com o cartão em mãos, basta reunir o seu documento e uma caneta, e aguardar pelo dia da prova.

Como Fazer Inscrição Enem 2018

As inscrições para o ENEM 2018 acontecem pela internet, diretamente na Página do Participante. Primeiro os candidatos informam o CPF e a data de nascimento, e em seguida preenchem os seus dados pessoais. A inscrição também inclui um questionário socioeconômico e os candidatos devem escolher a cidade em que desejam realizar a prova, a língua estrangeira de sua preferência e informar se precisam de algum atendimento especial. 

Imprimir Boleto Enem 2018: 2ª Via de Boleto. (Imagem: Divulgação)

Imprimir Boleto Enem 2018: 2ª Via de Boleto. (Imagem: Divulgação)

Com a inscrição efetuada, basta pagar o boleto ou solicitar a isenção, e aguardar até o final do ano para a realização da prova.