1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Encceja 2018

O ENCCEJA voltou a ser muito falado nos últimos meses porque agora ele será a única forma das pessoas conseguirem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Até ano passado, milhares de brasileiros estavam optando pelo ENEM para ganharem o certificado do ensino médio, mas o Ministério da Educação anunciou que o exame não poderá mais ser usado para tal fim.

Sendo assim, todos agora terão que recorrer ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA. A prova consiste na avaliação das competências dos cidadãos adquiridas durante seus anos de estudo, além de conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida, para que possam terminar seus estudos.

Encceja 2018. (Imagem: Divulgação)

Encceja 2018. (Imagem: Divulgação)

Encceja 2018 Edital

O Encceja realiza a sua prova no final de cada ano, com o processo seletivo sendo iniciado na metade do ano. O edital do ENCCEJA 2018 deverá ser liberado somente na segunda metade do ano, com as inscrições acontecem em meados de agosto.

O edital irá conter todas as informações sobre a prova, como os temas e assuntos abordados, além das competências que serão avaliadas. Todos poderão ter acesso ao edital por meio do site.

Quando Começa as Inscrições para o Encceja 2018

As inscrições para o ENCCEJA 2018 devem iniciar em agosto, com as provas sendo realizadas em novembro, como aconteceu nesse ano. Há dois tipos de prova: uma para o ensino fundamental e outra para o ensino médio, e no momento da inscrição é fundamental que o cidadão especifique qual deseja fazer.

As provas são realizadas em escolas públicas e as inscrições são totalmente gratuitos. Qualquer um pode acessar o site, se inscrever e comparecer no dia marcado. Para que o estudante receba o certificado, ele deve ter tirado 100 pontos, no mínimo, em cada matéria abordada na prova. Cada questão da prova vale 4 pontos e cada prova (são quatro, uma para cada área de conhecimento) possui 30 questões.

Encceja 2018. (Imagem: Divulgação)

Encceja 2018. (Imagem: Divulgação)

Encceja 2018 Data de Inscrição

Além das provas, o ENCCEJA também exige que os cidadãos participantes façam uma redação e obtenham uma nota igual ou maior que 5 na mesma. Se você for realizar a prova para o ensino fundamental, se deparará com as seguintes provas: Ciências Naturais, História e Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física e Redação.

Já se você for fazer a prova para o ensino médio, as matérias são as seguintes: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Encceja 2018 Data da Prova

A data da prova do ENCCEJA 2018 será liberada no edital, por isso é fundamental que todos os interessados em participar façam a leitura do documento, que ficará disponível no portal repassado anteriormente.

Encceja 2018. (Imagem: Divulgação)

Encceja 2018. (Imagem: Divulgação)

Todas as provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, são aplicadas no mesmo dia, apenas em horários diferentes. Você pode encontrar o cronograma completo no edital. O resultado é liberado pela internet, de acordo com a data e os detalhes definidos pelo INEP.