1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como se inscrever no SISU?

Apesar de ter sido criado em 2009, ainda é muito comum as pessoas terem dúvidas sobre o que é o Sisu e como funciona esse programa. Um dos motivos disso acontecer é que o Governo Federal possui vários programas de incentivo aos estudos que possuem o mesmo objetivo e os candidatos acabam se confundindo.

Por isso, neste artigo vamos simplificar o Sisu para vocês e explicar o que é este programa, como se inscrever, informações sobre o Sisu 2018 e quais os cursos que são oferecidos no Sisu. Confira agora mesmo essas e outras informações sobre este programa.

O que é o Sisu?

O Sisu, que também é conhecido como Sistema de Seleção Unificada, é um sistema do Governo Federal e administrado pelo Ministério da Educação. Muitas pessoas acabam confundindo o Sisu com o Prouni, pois os dois são bem parecidos.

Sisu 2018

Sisu 2018. Imagem:divulação

O que diferencia um do outro é que o Prouni oferece bolsas de estudos para os candidatos já que as vagas são ofertadas por instituições de ensino privado.

Enquanto o Sisu oferece apenas vagas já que as mesmas pertencem a instituições de ensino público. Basicamente, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas. O processo de seleção todo é realizado através do nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Como Funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que sonham em estudar em uma instituição de ensino público. Os interessados realizam a sua inscrição através do site oficial do Sisu. O candidato precisa escolher até duas opções de cursos que estão sendo oferecidos.

Lembrando que enquanto as inscrições estiverem abertas, o candidato pode alterar as opções de cursos quantas vezes quiser. Ao final do período de inscrições o sistema automaticamente seleciona os candidatos que tiraram as maiores notas no ENEM.

Acesse e saiba mais informações: Técnico Administração Pronatec

Como se Inscrever no Sisu?

Para que não surja nenhuma dúvida vamos ver a seguir o passo a passo para você realizar a sua inscrição no Sisu. Lembrando que o período de inscrições ocorre duas vezes por ano, uma para cada semestre. Confira!

1- Confirme se você preenche todos os pré-requisitos do programa;

2- Entre no Sisu com o seu número de inscrição e senha do ENEM;

3- Confirme se os seus dados pessoais estão corretos;

4- Pesquisa as vagas que estão disponíveis;

5- Leia com atenção todos os detalhes dos cursos oferecidos;

6- Escolha até duas opções de cursos;

7- Confirme a sua inscrição.

Inscrição Sisu 2018

O período de inscrições sempre é mantido em sigilo e os candidatos só ficam sabendo poucos dias antes de abrirem as inscrições. Por isso, é muito importante ficar atento aos noticiários e os canais de informação do Sisu ou do Governo Federal. Assim você não corre o risco de perder o período de inscrições.

Sisu 2018

Sisu 2018. Imagem:divulgação

Nenhuma informação sobre o período de inscrições Sisu 2018 até o momento. Provavelmente, essa informação só vai ser divulgado entre o final deste ano e o início de 2018. Uma dica legal é seguir o Ministério da Educação nas redes sociais, assim você fica sabendo de tudo em primeira mão, inclusive quando abrirem novas inscrições.

Acesse e saiba mais informações: Pronatec 2017, SENAI. Inscrições, Cursos e Vagas

Sisu Cursos

O Sisu oferece todos os tipos de cursos de ensino superior. No entanto, a cada novo semestre a quantidade de vagas e os cursos oferecidos são diferentes. Isso acontece pois essa oferta depende da disponibilidade de vagas que a faculdade tem naquele momento.

Por isso, assim como as datas do período de inscrições não são divulgadas, os candidatos só ficam sabendo detalhes sobre os cursos quando as inscrições estão abertas. No entanto, fique tranquilo pois existem ofertas para todas as áreas possíveis.

Tags: